Definição do tema de pesquisa

A escolha do tema é uma etapa desafiadora e deve ser realizada antes do início da pesquisa. A diversidade de possíveis temas é imensa. Porém, independente da escolha, é importante verificar algumas questões que podem indicar se um caminho promissor será trilhado. Seguem algumas perguntas (figura a seguir) que devem ser levadas em consideração para ajudar nessa escolha:

Afinco e dedicação passam a ser palavras de ordem quando se trabalha em algo que se tem interesse, algo que supõe-se promissor. Essa motivação extra, que advém do prazer associado ao desenvolvimento de algo que lhe é importante, contribuí, uma enormidade, para se atingir o objetivo. Escolha um tema do seu interesse ou se interesse por um tema que lhe foi sugerido.

Caso você ainda não tenha conhecimento amplo sobre o tema, você deve estar disposto a amadurecer rápido. Esse amadurecimento será guiado pelo orientador. Ele lhe indicará referências (artigos, livros, teses, entre outras) que, por sua vez, devem ser de fácil acesso.

Outra questão diz respeito aos dados para realizar a pesquisa. Se os dados estiverem disponíveis, um trabalho a menos. Mas, se você tiver que coletar os dados, tenha o cuidado de analisar a viabilidade e, também, o tempo necessário para essa tarefa. Falando em tempo, averigue se o cronograma cabe no tempo que você dispõe para desenvolver a pesquisa.

Ligue o sinal de alerta se você respondeu não para alguma questão acima, pois o trabalho já é árduo quando essas variáveis estão sob controle. Para os que responderam sim, sucesso na pesquisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s