Finalizamos, eu e o prof. Tsang, a primeira disciplina do CIn a abordar Generative Pre-trained Transformer (GPT) e Large Language Models (LLM), intitulada: GPT: métodos e desafios de modelos de linguagem. A disciplina foi oferecida para alunos de mestrado e de doutorado da pós-graduação em Ciência da Computação do CIn-UFPE.

Ao ser lançado, o ChatGPT nos fez refletir sobre várias possíveis direções quanto ao seu uso e quanto ao alcance de suas potencialidades. Aplicações como tradução, sumarização de documento, construção de textos, entre outras, atingiram novos patamares e deixaram vários métodos/estratégias/algoritmos obsoletos.
Para a construção de plataformas semelhantes ao ChatGPT, diversas tecnologias foram agregadas de forma inteligente para obtermos os resultados que enxergamos hoje. Uma dessas tecnologias consta na sigla do GPT, o “T” é de Transformers (mais detalhes neste link) que é uma rede neural para treinar LLMs em grandes bancos de dados.
Os LLMs transformaram a área de processamento de linguagem natural e compõem a base de uma ampla gama de sistemas de última geração que têm demonstrado uma excelente capacidade de gerar textos legíveis e fluidos. Porém, como toda nova tecnologia, esses modelos trazem consigo novos desafios, entre eles, desafios relacionados a aspectos éticos e de escalabilidade. A disciplina focou em fundamentos e, também, em diversos aspectos relacionados ao uso destes modelos.
Nesta primeira edição, o curso contou com a participação de 27 alunos (13 de doutorado e 14 de mestrado). Os orientadores desses alunos, no programa de pós-graduação do CIn, formam um grupo heterogêneo composto por 16 professores que atuam em diversas áreas, tais como: inteligência artificial, aprendizagem de máquina, ciência de dados, otimização, realidade aumentada e engenharia de software.
Esta diversidade trouxe desafios, mas, foi frutífera, em especial, nas discussões que expuseram pontos de vistas que, embora convergentes, tinham alvos díspares. Por outro prisma, esta diversidade também reforça a ubiquidade da aprendizagem de máquina nas mais diversas áreas de pesquisa.
Sigamos para a próxima edição!
Uma consideração sobre “GPT e modelos de linguagem: disciplina da pós-graduação do CIn-UFPE ”